Seguidores

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010


O ILÊ AIYÊ
...eu quero saber
É o mundo negro
Que vamos cantar
Para você.
*
Assim começa a passagem do Ilê pelas ruas de Salvador.E provoca:


Branco se você soubesse
O valor que o negro tem,
Tomava banho de piche
Prá ficar negro também.
*
A provocação é pertinente;quando foi criado, a 1 de novembro de 1974 em plena ditadura militar,esta primeira banda negra na Bahia,sofreu perseguições ,discriminações e muita censura,inclusive de conhecidos órgãos da imprensa local.Por defender e expor a cultura negra,foram tachados até de comunistas e desordeiros,ranços racistas,que persistem até hoje,na Bahia,-a maior cidade negra do Brasil-embora mais camuflados e menos difundidos.
O Ilê Aiyê,que significa “casa dos negros”,nasceu numa casa,mesmo,no maior bairro negro de Salvador,a Liberdade,com 600.000 habitantes,fundado por Antonio Carlos dos Santos,o Vovô,do Ilê e por Apolonio de Jesús,com o intuito de divulgar,e,sobretudo,preservar as tradições culturais africanas e o culto aos orixás,pois Mãe Hilda Jitolu é mãe de Vovô,e,foi na sua casa que nasceu o Ilê,que encanta Salvador com seus batuques e tambores,além do colorido e beleza das fantasias.
Hoje,36 anos depois de fundado,o Ilê tem sua sede própria e até criou uma escola para crianças carentes,onde preserva seus valores de paz e respeito aos diferentes.
Alegria,pompa,beleza.sedução,ritmo,o Ilê é tudo isto que torna o nosso carnaval tão peculiar e belo,atraindo para Salvador milhares de turistas.
Neste Carnaval,o Ilê vai cantar a cultura pernambucana,pois,Pernambuco é considerado também uma nação africana,pela resistência,manutenção e divulgação da cultura negra,através do maracatu e do frevo.
Serão justamente homenageados personagens populares como Ana das Carrancas,Lia de Itamaracá,Luis Gonzaga,Mestre Salustiano,Mestre Vitalino,Naná Vasconcelos e,claro,o guerreiro Zumbi dos Palmares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário