Seguidores

terça-feira, 2 de março de 2010

LOBISOMEM,O MITO





O lobisomem está na moda;não só ele,seus arqui-inimigos,os vampiros,também.
Desde Plínio,o Antigo,Heródoto,Plauto,Varrão,Santo Agostinho,Ovídio e outros menos votados que já se falava em lobisomem.
Remonta às lupercais,festas realizadas em Roma,no mês de fevereiro,oriundas da Grécia,em que se celebravam os Lupercii Julii,tendo Marco Antonio como Sumo –Sacerdote.
Ele mesmo, o de Cleópatra.
Numa dessas festas,tentou-se dar a coroa real a Júlio César.
Mas,em 494,Gelásio jogou um balde de gelo na festa e deu uma conotação religiosa a ela,mudando-a para a festa da purificação.
A solenidade estendeu-se por toda a Europa.
Na África existe a transformação sagrada de homens em animais,homens-lobos,homens-tigres,homens-macacos,como o nosso Tarzan,aliás.
Em Portugal ,o lobisomem recebe vários nomes:corredor,na região do Minho,tardo em Paços do Ferreira.
Uns dizem que são filhos de comadre e compadre ou padrinho e afilhada.São reconhecidos por pessoas magras e muito pálidas.O lobisomem,coitado,é dual;como homem é pálido e magro,macilento,de orelhas compridas e nariz levantado.Se conhece alguém assim não aceite o convite para tomar um drinque com ele,nas sextas-feiras.
Correm desesperados pelos campos e matas fazendo um barulho aterrorizante.
Oliveira Martins,que estudou o assunto diz que o lobisomem,vervolfe,em alemão,loup-garou,em francês,vou-kodlak,em eslavo,é apenas um cidadão cujo destino traiçoeiro o transforma de noite em lobo.
Mas,quem é mesmo o lobisomem?Vítima de um mau fado,filho do incesto,filho nascido depois de sete filhas.Sempre o número 7,fatídico,segundo os caldeus.
Aos treze anos,esse infeliz rapaz,numa terça ou quinta –feira sai de noite e,topando com um lugar onde um jumento se espojou, (difícil ,hoje,nas grandes cidades)começa sua triste vida.
Daí por diante, todas as terças e sextas-feiras,de meia noite às duas horas,tem de fazer a sua corrida desembestada,visitando sete cemitérios de igreja,sete vilarejos,sete partidas do mundo,sete outeiros,sete encruzilhadas até regressar ao lugar onde o jumento se espojou e readiquirir a forma humana.
Não é à toa que seja tão magro e pálido.Com essa maratona!
Alguns costumam sair ao escurecer,atravessando as aldeias e assustando os lavradores insones.Apaga todas as luzes e ao passar como uma flecha,acorda todos os cães,que saem em sua perseguição.
Quem conseguir ferir o lobisomem quebra-lhe o fado,dizem os portugueses;mas,tem que evitar não se sujar com o sangue,senão vai herdar sua triste sorte.
Outro jeito é preparar uma bala untada com cera de vela que ardeu em três missas de domingo ou na missa- do-galo,na meia-noite de Natal.
Há muitas pessoas que dizem já ter topado com um lobisomem e até entrar em luta com ele.
Para mim,o Homem,se transforma em fera,quando perde as estribeiras,briga,vocifera,fica violento e deixa aflorar seus instintos ancestrais e sua sede de sangue.
Talvez,daí,tenha nascido verdadeiramente o mito do homem-lobo.
Fontes:Geografia dos mitos brasileiros
Cancioneiro de Resende
Estórias de Lobisomens




Se gosta de folclore leia também:
Como nasceram as expressões populares (www.contosecausos24x7.blogspot.com)
As bruxas(wwwmirokcaconversafiada.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário