Seguidores

sexta-feira, 2 de abril de 2010

DIÁRIO DE BORDO:CAP:XIV , BARCELONA

MIRADOR TORRE COLLSEROLA





OLHEM SÓ O NOME DESSA CASA DE "TAPAS".PROVOCAÇÃO


CIUTAT VELLA





È uma cidade lindíssima, limpa e alegre.Um claro sol de primavera nos recebeu e um vento frio e gostoso sopra para nós.As Ramblas são várias pracinhas,(que aqui é plaça) com charmosas barraquinhas de lado a lado vendendo de tudo para todos;na verdade ,se a gente sentar nas mesinhas da calçada,assiste o mundo passar:americanos ruivos,louros alemães,suecos altíssimos,hindus de turbantes coloridos,italianos morenos,coreanos,japoneses,negros retintos,com seus káftans tribais,marroquinos,brasileiros,tout le monde.

Artesães expõem seus trabalhos,lojas fazem mostras,pintores trabalham e vendem seus quadros(não esquecer que esta é a pátria de Picasso e Miró)ao ar livre,mulheres vendem flores e plantas,las violeteras presentes com seus “ramitos”;na verdade tudo se vê,tudo se vende e tudo se compra.
Um público heterodoxo vindo de todas as partes do mundo,desfila por aqui.. A imponente estátua de Colombo com o dedo apontado em direção das Américas é um espetáculo á paHá nas Ramblas hotéis muito chiques com preços que variam de 4000 a 25000 pesetas;Pode-se comprar uma salada de camarão pronta para comer ou embalada para viagem por apenas 300pt.
Existe uma variedade imensa de frutas,algumas desconhecidas para mim,cujos preços variam de 100 a 500pt;os amantes de frutos do mar estão aqui como no paraíso:peixes há aos milhares,de todos os feitios,cores e sabores,alguns bem esquisiNão são caros.giram em torno de 25
Carne de todas os tipos,especiarias,pães;o Mercado de S. José enlouquece qualquer gourmet.È uma construção medieval toda em ferro com espaço para umas 500 barracas,onde tudo que se refira a alimentação é encontrado;tudo limpo,alinhado,as peixeirinhas lindas de olhos azuis trabalham de luvas,aventais e golas de renda!Bem penteadas, cabelos tingidos, maquiadas, brincos elegantes nas orelhas.
A higiene é de se louvar;apesar de tanta carne e tanto peixe reunidos não cheira mal;nem cheiro de maresia se percebe.
Encontramos o mercado lotado;a população quase toda estava lá,a maioria de meia idade; como todo pais europeu,quase não vejo crianças,poucos jovens em relação ao número de idosos.Muitos senhores compravam suas provisões através de uma lista,cada um empurrando seu carrinho.;provavelmente solteiros ou descasaSó tive tempo de comprar uns livros e algumas frutas;apesar de fazermos tudo ás pressas chegamos com um atraso de quase meia hora ao navio,de quebra levamos uma bronca do René.Culpamos o trânsito.
Barcelona,entre o mar e a montanha,vanguardismo e tradição,cultura e prazer.Uma cidade cheia de vida e atrações,lojas bonitas,povo elegante que desfruta dos museus,cinemas,teatros,uma fervilhante vida cultural,excelentes restaurantes.Arquitetura única uma fusão do tradicional com o avançado;um povo orgulhoso do seu passado.

El Quadrat D'Or: o plano urbanístico que modifica toda uma zona da cidade;aqui se encontra o melhor da arquitetura modernista,como as casas Milló e Bartló;é também uma importante zona comercial com galerias de arte,boutiques e exposições,casas de chá e bares freqüentados por jovens de toda a Europa.
TIBIDADO:Chega-se ao centenário Parque de Atrações Tibidado pelo funicular que vai até o topo da montanha;encontramos numerosos mirantes donde se descortina toda cidade,uma vista magnífica.Ai está localizado o Museu da Ciência.
Debaixo da Serra da Calserolla, a oeste da cidade, está o Mosteiro de Sta.Maria de Pedralbes único lugar no mundo onde se vê a Coleção Thyssen-Bornemisza, que consta de 72 pinturas e 8 esculturas de arte medieval, renascimento germânico, italiano e barroco veneziano.
MONTJUIC: O parque da montanha olímpica. Neste grande parque seguro pode-se visitar “El Pueblo Espanhol”,o Museu Etnológico e Arqueológico,a Fundação Miró e o Anel Olímpico onde fica o Estádio Olímpico,recuperado e o recém inaugurado Palau Saint Jordi.Toda noite há espetáculo público no Mercado Grego e no Mercado das Flores,mas,como ficar,com o horário corrido do navio?
Uma Barcelona diferente se estende aos pés de Colombo: o mais importante da arquitetura gótica na Espanha. Las Atarazanas,La Lonja,a nova Vila olímpica,nas Barcelonetas,o moderno Moll de La Fusta,tudo na praia das Barcelonetas.O Porto é imenso,sempre cheio de navios cargueiros ou de cruzeiro,daqui saem muitos transatlânticos para as Ilhas Gregas;apesar do tamanho e do movimento constante é extremamente bem organizado.Havia um brasileiro entre os funcionários da Cia. Família de Goiânia,fiquei de papo com ele.
LAS RAMBLAS: Um maravilhoso calçadão que se estende desde a estatua de Colombo, junto ao mar até a Praça da Catalunha, na parte mais antiga da cidade; Anos depois, tive a felicidade de ficar ali 15 dias, morando num apart-hotel-Mur e Mar no inicio deste boulevard cheio de cor, vida, movimento, diversão e beleza. Aqui fica o Teatro da Ópera,o Palau Güell,o Palau do Lyceo,o Palau de Sta. Mônica,o Palau de Virreina e o Mercado da Boqueria,também chamado S.José onde fomos nos abastecer de alimentos.Ah!Vontade de ficar, mas, tendo que ir embora, a Itália me espera.
CIUTAT VELLA:- de Barcino a Barcelona; um passeio por séculos num só lugar; arquitetura romana, românica, gótica, neoclássica com mostras modernistas: o Palácio da Música e o Museu Picasso, o Parque da Ciudadela onde fica o Museu de Arte Moderna, de Zoologia, de Geologia e o Zoo, onde mora o único orangotango branco do mundo. ...e o velho castelo dominando tudo.
(Voltando a falar do Palau Nacional é lá que está guardado uma obra prima da arte gótico-romanica: o Pantocrator;representação iconográfica de Cristo) da abside principal da Igreja de S. Clemente de Tahüll datado de 1123.




Este afresco raríssimo retrata Cristo segurando um livro com a inscrição em latim”Ego sum lux mundi”ou em bom Português:Eu sou a luz do mundo,coisa da Igreja de Roma;Cristo não seria tão pretensiosa,tão humilde que foi.
Outro programa imperdível para os amantes da arte e do belo, ou seja, todos nós, o Museu Picasso, no Barri Gotic, um aglomerado de construções medievais que abriga a maior parte dos tesouros artísticos da cidade; mas, como ninguém é de ferro, ali também ficam muitos e variados bares, onde se saboreia ““ tapas, “antigos petiscos espanhóis. Antes das bebidinhas, porém, não deixe de admirar a arquitetura do Museu formado por dois palácios contíguos, dos sec. XVIII /XIX.
.

2 comentários:

  1. Querida Miriam, que sonho! De encher os olhos e as mentes de quem vê e lê. Amei! Um post encantador!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Stella,gostas de viajar?Tive o privilégio de fazer essa viagem de navio,realmente inesquecível.
    Uma doce Páscoa p/ ti,cheia de chocolates e muito amor. bjs

    ResponderExcluir