Seguidores

sexta-feira, 30 de abril de 2010

OS SETE PECADOS CAPITAIS: A INVEJA



“A INVEJA MATOU CAIM,
NA PORTA DO BOTEQUIM.”
Quando criança,quem nunca cantou esses versinhos,acompanhando o ritmo com palmas? Acho que todos nós. Porque a inveja incomoda , está entre nós e , além de causar desconforto ao invejado , destrói o invejoso..Mas , o que é esse sentimento? O que o causa?
Acho que nasce , principalmente da comparação; fulano , que é medíocre chegou lá , enquanto eu estou aqui , na merda.Assim pensa o invejoso.
O sentimento da inveja produz filhotes: a ganância e o ciúme.A incômoda sensação de injustiça persegue o invejoso; acha que o mundo conspira contra ele , que não é reconhecido , quando , na verdade , deveria se esforçar mais , dedicar-se mais para alcançar o topo ,em vez de ficar se maldizendo , perdido no inferno de Leviatã , o demônio da inveja.”Não me inveje , trabalhe” diz a sabedoria popular.
Quem chega “lá”, chegou depois de muitas horas dedicadas ao seu objetivo , depois de muito suor derramado e noites insones.Passando privações , ás vezes.Sucesso só vem antes de trabalho,no dicionário. Inspiração requer muita transpiração.
A inveja tem mil faces e , uma delas,é a ganância.O invejoso não está satisfeito com o que tem e , quer mais , sempre mais , sempre se vê menos aquinhoado que o outro.Novamente o dito popular”A galinha do vizinho é sempre mais gorda que a minha.”
A mais danosa face da inveja é a da maledicência; Fulana deu pro chefe , prá conquistar aquele cargo; sicrana enganou sicrano prá casar com ele; amor ,nada,quer o dinheiro dele;e,por aí ,vai.
Reconhecer que as pessoas venceram por mérito é decretar a própria mediocridade ,e ,isso desestabilizaria o invejoso.Para que e le se encontre tem que destruir; tem que arrumar um jeito de provar para si mesmo que é bom , só não teve sorte.Precisa juntar os cacos para sobreviver.
A outra face da inveja é a crítica. O invejoso sempre descobre o lado B , de alguma coisa; seu texto é bom, mas, está mal digitado.Como você teve coragem de publicar isso?Ah,você está muito velho para se exibir assim...Seu vestido é lindo, mas,a cor não lhe assenta.! Nunca teria um carro caro assim, chama ladrão...Nossa, viajar para a Europa, com esse terrorismo!? Uma casa grande assim dá trabalho prá cuidar.Seu filho ficou entre os primeiros no vestibular, mas, com tanto dinheiro que você gastou...Pudera!
Quem nunca ouviu uma frase assim? Me diga? E a atmosfera fica pesada, você sente a energia escurecer, aquele arrepio, aquele mal estar.Aqui na Bahia a gente chama “olho gordo”.Tem que andar com uma folhinha de arruda,dentro do soutien, se for mulher,ou no bolso da camisa, se for homem; um patuá também ajuda.E repetir três vezes: Pé de pato mangalô, três veis”,como dizem os pretos velhos.
Pois,tolo é quem cuida que o inimigo se descuida.
PALAVRA DO LEITOR:
Bom dia Miriam. Olha, este é um dos pecados que a maioria já cometeu, mesmo que inconscientemente ou "sem maldade", como diriam alguns. É da natureza humana este sentimento. Penso que aquele que consegue transformar o sentimento que nutre pelo sucesso dos outros em algo motivador para sí próprio é um sábio. Tenho lutado com isso a muito tempo e estou me dando muito bem. Ah, seu texto está de causar inveja, viu? rsssParabéns, beijo e um ótimo final de semana.
Paulo

2 comentários:

  1. Ninguém está livre de sentimentos assim. Vamos nos benzendo e nos colocando aos cuidados do Poder Supremo e assim nos fortalecemos.
    Bjs, amiga.
    Uma linda sexta pra vc!!!

    ResponderExcluir
  2. Amiga!!!
    Saudades!!!
    Quinto livro!!!
    Parabéns!!!

    "A inveja vê sempre tudo com lentes de aumento que transformam pequenas coisas em grandiosas, anões em gigantes, indícios em certezas".

    Beijos, bonita!

    ResponderExcluir