Seguidores

terça-feira, 25 de maio de 2010

MINAS,COMO EU A VEJO!



Depois de trinta longos anos voltei à Minas.

Esse Estado ,cheio de história, magníficas paisagens e um povo único, me encantou desde que cruzei seus caminhos abrindo a boca de espanto ante seu fantástico acervo cultural e a simplicidade dos seus habitantes.

Dessa vez , por conta da Bienal , estive apenas em Belo Horizonte , Belô ,para os íntimos –e,quem não é íntimo dos mineiros,desde que pisa os pés nessa terra abençoada !?-

Passeei pouco por lá; tinha ido a trabalho e árduo é o trabalho do escritor , desde o burilar dos seus textos até a divulgação da sua obra.Mas,pude perceber uma cidade feliz.Muito limpa,policiada,com um sistema de transporte que parece satisfazer a população.

Andei muito de metrô – meu desejo era andar de estação em estação até os pontos finais,mas,não deu –e notei a limpeza dos vagões,a educação do povo,nada de gritos,xingamentos ou batuques,e a cordialidade dos funcionários.

O povo de Minas é uma estória à parte.

O carinho , a afetividade e o respeito que nos oferecem,a receptividade ,o interesse pelo nosso trabalho,a cobertura que tivemos da mídia universitária,tudo isso nos comoveu e nos encheu de alegria.

Enchíamos a boca e dizíamos:

-Mineiro é tudo de bom , sô!

Pude perceber uma rica vida cultural; Minas tem mais livrarias que a maioria dos estados nordestinos e o povo compra livros.

Perdi-me no Mercado Central e quase arraso as minhas parcas economias. Queijos diversos e deliciosos , doces de leite, linguicinhas tentadoras,uma diversidade gastronômica de endoidar qualquer um.

Almocei uma boa comida mineira no restaurante “Dona Conceição” e o gosto daquele leitãozinho à pururuca ainda está na minha memória gustativa e ficará por muito tempo.

Até eu voltar à Minas.

Que seja logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário