Seguidores

sábado, 26 de junho de 2010

DIÁRIO DE BORDO: CAP:XXIII

O CAPITÃO RENÉ ORTEGA


UM TRIPULANTE

O PRIMEIRO OFICIAL E JOJO,O FAZ TUDO


                                                          A TRIPULAÇÃO


Nicholas, o rapaz que veio substituir o Ramón como ajudante de cozinha, chegou para passar o aspirador na cabine; è o faz-tudo do navio.Parece bem pouco á vontade;ou é seu primeiro emprego ou então é novato no mar.Desloca-se pelo barco como um elefante numa loja de louças;acho que não fala bem Inglês,vive mudo!O salário não deve ser grande coisa, mas, para um garoto filipino, pouco instruído, que outro emprego lhe garantiria casa, comida e roupa lavada, além da oportunidade de conhecer o mundo de graça?


O3º oficial, o Ray, está apaixonado por uma brasileira de S.Francisco, terra de Francis. Baixinho,de bigode,parece muito jovem.Vive bem humorado,é conversador,muito dedicado ao trabalho.

O 2º oficial, que deixa o navio amanhã, de férias, é meu favorito. Baixo, simpático,com um sorriso enorme.Gosta de conversar,acha graça das minhas estórias,fala da família,dos dois filhos,da sua vida em Mindanao,onde nasceu e vivem seus pais e de Manilla,onde vive com sua família.Em Maio prestará exames para 1º piloto,reclama que só tem 10 dias para estudar;diz que a cabeça não está para cálculos,só pensa na família.

O 1º, o Imediato chama-se Harry Müller. È alto para um filipino;usa grossos óculos,barbicha e bigode.Fala pouco e apenas em Inglês.Muito competente e dedicado ao trabalho.Soube que é rico,tem uma bela casa em Manilla.Ele me diz que a mulher não trabalha,só cuida dos filhos,dois,um garoto e uma menina e que ele se preocupa muito com a criação deles e com a sociedade permissiva em que vivem.Mostrou ter senso de humor no jantar onde filmou todo tempo as atenções que recebi do Aldo;mas,é correto,elegante e embora galante,muito respeitador.

O engenheiro chefe que sai de férias, o Norbing é um tipão. Alto,forte,um belo rosto,ascético.Calado embora gentil;anda pouco por aqui, seu domínio é a casa das máquinas onde até o Cap.,vai pouco Apesar de estar sempre embaixo de mim(no alojamento,é claro)pouco o vejo.Sai amanhã para as Filipinas.O que veio substituí-lo,o Noel Aguillar,tem uma cara de chinês,bem larga,com um cabelo preto e bem liso,cortado em cuia,estilo índio brasileiro.Mas é tremendamente simpático,alegre e comunicativo;sempre que me vê abre um sorriso de orelha a orelha acompanhado de um amistoso”Buenos dias.”Fala muito bem o Espanhol;contou-me que aprendeu “na marra”quando trabalhava num navio hondurenho.
                                                                             ***


Assistimos o Robin Hood do Kevin Costner, um excelente filme, comendo c achorro quente enquanto os outros comiam um arroz doce bem diferente de nosso.

Um comentário:

  1. Uma descrição muito envolvente.
    Estou de carona nesse navio...

    Beijos, querida!

    ResponderExcluir