Seguidores

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

FESTA DE FORMATURA





Ela ainda persiste,mas,não tem o brilho de antigamente,quando era uma solenidade cheia de preceitos,perfis e precedidas de discussões sobre gastos e festas.

Era sempre em Dezembro.Agora,se espalha por todos os meses do ano,ganha simplicidade e a platéia até pode se manifestar em urros,gritos , guinchos , assobios e palmas,não apenas para homenagear,mas,até para parar discursos chatos e prolongados,coisa impensável nos anos 50.Infelizmente a boa educação não está mais na moda,o que é uma pena.Você pode estar usando Chanel ou um terno Armani,se for homem,porém,se não obedecer as regras básicas de cortesia,socialmente você está morto.As afetações e maneirismos podem ser dispensadas,a polidez ,não.

Ainda se usa beca e capelo,mas, o anel,tão simbólico,está em desuso,talvez pelo alto preço das jóias.Corri todas as joalherias de shoppings ;a maioria não tinha pronta entrega –sugeriram encomendar – e as que tinham os preços eram proibitivos até para bolsos confortáveis .

Aqui na Bahia, cidade informal por excelência, os trajes para assistir uma formatura não são muito levados a sério.Acontece o mesmo com casamentos,soirées ou óperas.Vê-se de tudo: homens corretamente vestidos de terno e outros de jeans descontraídos;mulheres com longuinhos e brilho e outras com a mesma roupa que iriam ao mercado.

Os detestáveis vestidos alugados estão presentes com sua cafonice – os mesmos modelos “made in Korea – e um nivelamento para baixo das usuárias.Um olhar arguto nota logo que aquele traje não era para aquela mulher,ou seja,como se diz por aqui: o finado era maior.

Mulheres sensatas não deixariam faltar nos seus guarda – roupas um pretinho básico,”clean”,despojado,acompanhando o corpo sem marcá-lo,aquele traje coringa que nos deixa bem na foto,seja em festas ou enterros.Basta trocar os complementos.Écharpes,xales, casaquinhos,boleros,(voltaram com força total),belos colares,uma flor bem colocada,manteaus de seda ou cetim –cada dia um vestido novo! –

Pode-se ir a sete festas na semana que ninguém notará que é o mesmo.Troque os acessórios,bolsas,sapatos, meias longas e rendadas,cintos ,o céu é o limite,a mulher estará bem vestida,sempre.Lembrando sempre que a melhor roupa do mundo é aquela que combina com a gente,que nos faz sentir-se bem.E que festa é celebração,alegria ,não foi feita para descapitalizar ninguém ou deixar convidados arrancando os cabelos.

Festa é a ocasião ideal para sair da rotina,cometer ousadias,usar fendas,decotes,brincos enormes,colares chamativos.

Maquiagem e cabelos devem merecer atenção especial,mas,é bom evitar exageros.

Como dizia Salomão a virtude está nos meios.Exageros são sempre risíveis e põem as pessoas na berlinda.Ninguém quer isso para si,não é?

Tomando certos cuidados tudo dará certo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário