Seguidores

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

BASTARDOS INGLÒRIOS (Inglourious Basterds)




Esse excelente e polêmico filme está de volta nos canais a cabo.Assistam!

Cansados das atrocidades nazistas,um grupo de soldados voluntários se juntam sob o comando do tenente Aldo” Apache “Raine(papel do ator Brad Pitt),um matuto do Tenessee com um horrível sotaque caipira e com o nada saudável costume de escalpelar vítimas.O nada seleto grupo sai pela Europa em guerra com o propósito de causar o terror ao exército alemão.

Esses bastardos são uma criação típica de Tarantino,com nada sutis toques pessoais-um grupo de homens que se comunicam por meio de boas frases de efeito e se dedicam à mais extrema violência,sem remorsos ou dramas de consciência.

Cada ato do filme agrupa personagens num cenário limitado:tavernas,restaurantes,teatro.

As situações criadas são fantásticas,inusitadas,bem no estilo Tarantino.

Não é a toa que a platéia aplaudiu no final como se estivesse no teatro.O filme não tem nenhum compromisso com a realidade,por isso não pode ser classificado como um filme de guerra,embora a guerra seja o seu pano de fundo.

As cenas levam a platéia ao delírio; há muito que não vejo no cinema cenas tão inteligentes ,dissonantes e inquietantes como a música de Mahler.

Alás,a música é outro ponto forte do filme;vai da melodia dos westerns-spaghetti do Ennio Morricone capaz de insinuar a solidão e o perigo até os toques profundos melodia dos filmes de terror.

O elenco é fantástico:além do já citado Brad Pitt temos Eli Roth,como o temido “Urso Judeu”,Denis Menochet, como o fazendeiro que aparece no início do filme numa cena magistral com o ator Christoph Waltz,que faz o nazista Landa e quase que rouba o filme com sua performance monumental.

No lado feminino temos Diane Kruger e Mèlanie Laurent,no papel da judia Shoshanna,que escapou da morte,mas,é prisioneira do ódio contra os alemães.

O filme é imperdível para os amantes do bom cinema, mesmo aqueles de estômago delicado.

Não consegui que ninguém me explicasse porque os bastards do filme são escritos como basterds com- e-talvez tenha que perguntar ao próprio Quentin Tarantino,o cara que salvou o cinema americano da mediocridade atual.





Nenhum comentário:

Postar um comentário