Seguidores

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

DICAS PARA OS ELEITORES



Não há eleitor que não se encha de brios patrióticos quando vê na TV nossos candidatos de mãos enlaçadas,ar vitorioso,braços erguidos,um cheiro de esperança no ar.É a hora da apoteose,seja nos comícios,convenções ou programas eleitorais.Candidatos,seus vices,seus padrinhos,infiltrados (também chamados de papagaios de pirata),chefetes locais,todos unidos para mudar o Brasil,ou pelo menos,dar essa impressão.

Não sei se copiado da Rússia stalinista o recurso do martelinho é sempre usado;punhos cerrados,golpes no ar,voz pujante,uma encenação digna dos clássicos holiudianos.

Nessas ocasiões é fácil para o eleitor descobrir se a campanha daquele “Zinho “é rica ou pobre;como? pelo movimento dos olhos.Odorico Paraguassú procurava desordenadamente pelo papelucho que trazia no bolso-Onde está meu improviso!?perguntava ao Seu Dirceu Borboleta,seu atrapalhado assessor.

Candidato carente de recursos move os olhos,denunciando que está lendo;os ricos,têm teleprompter,por isso parece que falam de improviso.

Agora vamos falar dos filmezinhos de campanha.

Eles mostram o mundo maravilhoso em que viveremos caso ganhe o candidato dono do filme.

Música suave,florestas exuberantes,rios piscosos,paz,crianças brincando nos parques,pais sorridentes e empregados,moradias humildes,mas,confortáveis.

Uma Passargada onde todos são amigos do rei.E todos falam bem dele em entrevistas emocionantes e emocionadas.

Pulamos para as entrevistas e debates.Jornalistas independentes,nem pensar;ninguém convocaria o CQC.

As mesmas perguntas mornas e respostas convenientes.Tudo muito bem ensaiado,pesado,medido e recontado.Se aparecer alguma pergunta inconveniente o candidato estará treinado para desconversar,mudar de assunto sem parecer fujão.Trabalho para marqueteiros inteligentes.E caros!

O que se quer é esconder o candidato, nunca exibi-lo;como a bailarina de Chico Buarque o candidato não tira ouro do nariz,não solta gases,não tem roupa íntima um pouco velha nem irmão meio zarolho;tudo nele é perfeito.

Bem vestido, maquiado,ar sadio e alegre até o Serra fica bem na foto.

Entretanto,apesar de toda essa máquina,cabe ao eleitor dissecar seu candidato.

Basta ler sua biografia.Seu perfil,seu trabalho parlamentar e principalmente,sua fortuna declarada dirá muito sobre ele.Além de suas ações,é claro!

Portanto,olho vivo porque cavalo não desce escada.

Cabe a nós escolher nossos representantes à nossa imagem e semelhança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário