Seguidores

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

AS ENCHENTES DO RIO



Não,a cidade chamar-se Rio de Janeiro não é desculpa.
Não é por isso que toda ela deva virar rio.
Desde 1960 quando eu fazia viagens regulares à Cidade Maravilhosa,os mesmos problemas estavam  presentes e os mesmos governantes (só trocavam de nome) davam as mesmas desculpas.
Pessoas morriam,patrimônios eram perdidos,trabalhos de toda uma vida viravam pó e lama e,que palavras podem amainar essas dores!?
A verdade é que o poder público, há muito,está ausente do Rio,que virou rio;a cidade ficou entregue aos caretas,às milícias,ao tráfico.
“Meia sola “os governos sabem fazer,agora obras improrrogáveis,necessárias,não.
Governos precisam de votos e decisões impopulares somem com eles.Por isso,permitem   construções em baixadas e encostas,não obrigam moradores a deixar áreas de risco,não usam do poder para resolver.Junte-se a isso,os demagogos de plantão:vereadores  eleitos por bairros periféricos,pastores e obreiros de religiões alternativas e nem sempre sérias e o caos estará armado.
Como também estarão bem armados e alertas os traficantes e milicianos.Aposto que já de olho nas casas populares que o Prefeito promete construir para abrigar essas pessoas.
Pois vai aparecer muita gente candidata a essas casas,que depois,claro,as milícias e o tráfico venderão ou comprarão de quem recebeu.
Prefeito,é preciso estar atento e forte
e,não temer a morte,pelo menos,a morte política.
Meu protesto hoje é contra os que não cuidam do meu Rio;que,apesar dos políticos,das más construções,de ter começado errado, construído entre baixadas e morros que deslizam,continua lindo!...
*Vejam vocês:este artigo foi escrito em Janeiro do ano passado e publicado nos sites onde escrevo.
Mas,ficou atualissimo,hoje,quando uma tragédia de proporções bíblicas atingiu o Rio de Janeiro.
Desde tempos imemoriais essas tragédias,pequenas ou grandes,acontecem.
Só nos resta pergunta,como Cícero::

"Quousque tandem  abutere Catilina,patientia nostra?"
.[1]
-"Até quando,Catilina,abusarás da nossa paciência?"

2 comentários:

  1. É, o Rio continua lindo, as chuvas continuam vindo, os políticos continuam os mesmos assim como os cartolas. E via o Circo.

    ResponderExcluir
  2. Merô,é de nos encher de indignação e horror.
    A meu ver,todo o problema começa c/ os governos municipais;eles,q/ conhecem bem seus municípios,jamais deveriam permitir construções em áreas de risco,n/ é?
    Bjs e q/ esteja tudo bem c/ vc e os seus.

    ResponderExcluir