Seguidores

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PALAVRAS SEM NEXO NUM MUNDO DESCONEXO



Este mundo anda muito maluco  e ,na verdade,perco um tempo enorme pensando como classificá-lo.Tarefa considerada inglória,acabei deixando pra lá.Não tenho mais idade para missões impossíveis.
Em vez de dar uma de Américo Pisca – Pisca,(aquele personagem de Lobato que queria consertar o mundo e levou com uma abóbora nos cornos), preferi seguir o conselho da ex-ministra _ relaxe e goze – e fiquei apenas apreciando os acontecimentos em vez de tentar desvendá-los.
E,tenho apreciado (?) coisas que Deus duvida;o santo velhinho por causa disto até  já tirou o time de campo faz tempo.Ainda existem pessoas que afirmam ver e falar com anjos e querubins,mas,eu acho que é um caso de piração,talvez devido a algumas lipo que andaram fazendo e que deram errado.E,considerando a quantidade de mensagens,ppesses e correntes que os desocupados insistem em mandar pra mim ,esse deve ser um caso de loucura coletiva,para psicanalista nenhum botar defeito e ainda faturar um bocado em cima da situação.
Tudo parece andar de cabeça pra baixo,mas,estou até desconfiada que seja eu que estou com defeito de fabricação; afinal,fui fabricada no século passado,nos idos de 42 ,portanto,passível de defeitos congênitos e ou adquiridos.
Não gosto de dizer que o meu tempo era melhor, não era,com certeza,mas,naquele tempo as crianças brincavam na roça fazendo boi de chuchu ,as meninas com suas bruxas de pano –tão bonitinhas e coloridas – e os pais seguiam felizes com suas enxadas nos ombros para capinar e lavrar, com a cabeça em paz,apesar do bolso roto e vazio.
Os garotos e garotas  até os  dez anos freqüentavam  escolas,amavam suas mestras –ainda me lembro de Dona Antonieta me ensinando cartilha –“ a pata nada”- e eu não desconfiava nada que um dia ainda veria um garoto desta mesma idade tentar matar uma professora e depois se matar.
Gente,o suicídio de um garoto de dez anos Isso é demais para mim!
Esse fato deve ser muito bem estudado,dissecado e observado fora das manchetes sensacionalistas de jornais impressos ou globais.

Eu tinha prometido a mim mesma que,por respeito aos meus leitores,jamais usaria meus espaços para falar de coisas hediondas como essa.Para más notícias e tragédias diversas,principalmente se foram passadas em território americano ,-que,hoje,parece ser o mundo todo-  ou ao menos ,o Obama e seus asseclas pensam assim,pois pretendem  com um único veto,frustrar as esperanças de um povo sofrido,humilhado e colonizado.Ou seja os Estados Unidos contra o mundo! Os jornalões e a Globo dedicaram quase uma semana de manchetes e programas , ao 11 de setembro,enquanto no nosso país,sofremos com chuvas,inundações , tragédias e roubalheiras, que, quando não ignoradas ostensivamente  são  tratadas de forma muito superficial ,sem que as xuxas ou aragões venham pedir ajuda e tentar hipocritamente seduzir beócios analfabetos que constituem a   maioria do seu público.
E,agora,pedindo desculpas a meus leitores,cada um deles um amigo do coração,resta-me publicar essas mal traçadas cheias de sinceridade e  deixando vazar a indignação que andava reprimida aqui dentro , até me tirando a vontade de escrever.
Pensei em retirar-me para o Tibet e passar o resto dos meus dias contemplando as montanhas e criando cabras.
O que vocês me aconselham?






CURIOSIDADES:ORIGEM DA PALAVRA FUTEBOL

O nome do jogo mais popular do Brasil tem origem inglesa;verdade é que o próprio jogo foi criado pelos ingleses que o denominaram de  foot (pés,em inglês) e Ball (bola),assim mesmo,bola no pé.
Os ingleses não chamavam foot-ball de foot-ball e sim de soccer ,formado de  as+ soc+er (association football).
Diferente do futebol americano criado em  1874 e que é praticado inteiramente com as mãos,o futebol inglês é o líder dos esportes no Brasil.
O futebol americano,chamado soccer nasceu de uma disputa entre as Universidades de Harvard,americana e McGill,canadense;em campo ,os jogadores disputaram uma variante do rúgbi canadense,uma espécie de vale – tudo,onde entravam beliscões e chutes baixos ou não.
Ia o nosso futebol  muito bem aqui na Pindorama quando os puristas da língua rebelaram-se contra o estrangeirismo  foot-ball  que acabaram  trocando pelo estranhíssimo ludopédio.,do Latim ludo(jogos) pédio(dos pés)
Agora me responda:-  Você iria ao Maraca assistir um ludopédio?Fala  sério!
Não pegou,nem poderia,é claro!
O mais famoso esporte brasileira de origem bretã que revelou nomes como Pelé,Garrincha,Nilton Santos,Júlio César,Tafarel,está caminhando rumo a uma nova Copa .Vamos apoiá-lo.”




Platão – introdução à sua filosofia

Por Pax
Introdução á filosofia de Platão
Platão tratou de quase todos os temas da filosofia. 
Mas há uma Filosofia de Platão?


Se por filosofia se entende um conjunto harmônico de teses ordenadas e coerentes então a filosofia de Platão não existe. O pensamento de Platão está sempre caminhando. Nada mais longe de sua mentalidade que a ordem e a coerência. Entretanto em um sentido mais amplo pode se falar de uma filosofia platônica se por filosofia se entende uma busca metódica do saber humano, dominada por várias posições fundamentais e características, tais como:
1º – A desconfiança dos sentidos
2º – A confiança absoluta no poder da razão
3º – A necessidade da purificação e do amor para a aquisição da verdade filosófica
4º – A necessidade da existência do mundo ideal para fazer possível a verdadeira ciência

Neste acepção menos rígida Platão tem uma filosofia própria e certamente das mais geniais que a história reconhece. Por esta questão há uma dificuldade de apresentar uma síntese ordenada do platonismo e por isso os críticos modernos preferem estudar a evolução de suas doutrinas ao invés de definir sua gênesis. Este método tem a vantagem de apresentar Platão como ele foi e não tentando definir uma idéia fixa de seu pensamento.
Platão é o primeiro pensador que desenvolveu toda temática filosófica. A filosofia pré-socrática era fragmentaria e se reduzia quase exclusivamente ao problema cosmológico. Sócrates mudou de direção e orientou sua investigação para o problema ético e psicológico. Com Platão a filosofia penetra em ambos domínio e entra a ciência do objeto e do sujeito. Além disso, com Platão convergem todas as correntes anteriores. O ser de Permênides e o devir de Heráclito, os números de Pitágoras e os conceitos e definições universais de Sócrates, todo esse acervo de doutrinas opostas se unificam em Platão mediante sua original teoria das idéias que constitui o eixo do platonismo como no modelo divisório abaixo, comum na escola platônica:
Ciência das idéias em si: Dialética
Ciência da participação das idéias
–No mundo sensível: Física
–No mundo moral: Ética
–No mundo artístico: Estética


6 comentários:

  1. Miriam,se vc for pro Tibet me avisa que vou com vc!...rss...para o mundo que eu tb quero descer,amiga!...rss...excelente e bem verdadeira sua postagem!Do jeito que andam as coisas só mesmo se mandando pro fim do mundo!...rss...bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Querida menina voadora vamos voar para londe das coisas tristes. bjks

    ResponderExcluir
  3. É amiga a coisa não está nada mole mesmo.Diria meu pai que estamos no fim dos tempos.Cada coisa que acontece,que nos deixa sem chão.Quem sabe subir o Himalaia, ou se perder na floresta da Tjuca.
    Como diria a cantora, meu coração está aos pulos e eu nao entendo nada.

    Mas meu coração,sinceramente chora.


    Meu carinhoso abraço.
    Bju de luz nos seus dias

    ResponderExcluir
  4. Toninho,não posso deixar de comentar coisas tão terríveis e inexplicáveis.E,agora,temos um professor matando uma aluna! Cruz Credo! Bjks

    ResponderExcluir
  5. É, amiga, valores intrínsecos e subjetivos perdem-se nesta mediocridade que está virando a vida. Já não tem significado. Viu o professor de direito de Brasília que matou a aluna?

    Sábado e Ontem saí às ruas com o fim de observar as movimentações das pessoas e fiquei dando voltas. Adivinha os lugares onde tinha até engarrafamento para entrar? Todos os shoppings. Iso é sintoma de que? Terrível, não?

    Adorei também o texto sobre Platão, junto com Sócrates (ou são a mesma pessoa?) meus preferidos.

    Abraços e ótima semana.

    ResponderExcluir
  6. Caríssimo,falo tanto desta inversão de valores q/ me sinto cansada.Viva o Deus Consumo!
    Já tivemos o Deus et machine ,lembra.P/ onde vamos?Platão era discípulo de Sócrates,o preferido. bjks

    ResponderExcluir